quarta-feira, 30 de março de 2011

Black Hole.







Os Buracos Negros são fascinantes.Um super mistério para a ciência....quem nunca teve curiosidade sobre?

Buracos Negros são estrelas mortas, é o que sobra quando uma grande estrela morre. Possui um campo gravitacional inteeeenso, pois sua massa é monstruosa e extremamente compacta... com isso , o buraco negro vive tentando se '' autodestruir'', devido a forte gravidade. Há dois tipos de buraco negro, os que giram ( que é o da foto...possui um jato que se expele radiação) e os imóveis... aqueles pontinhos pretos que ficam parados, só esperando aparecer uma '' comidinha'' por perto.

No centro da nosas galáxia , há uma estrela chamada Cygnus X-1 , emissora de raio X de massa enorme, equivalente a 3 ou 4 milhões de massas solares! Imagina, 4 milhões de massas solares concentrados em uma região extremamente pequena. O que então quer dizer isso? Tudo indica que temos um buraco negro no centro da nossa Via-Láctea!Perigo! haha

Curiosidade: A Cygnus X-1 foi motivo de uma aposta científica amigável do Stephen Hawking com o Kip Thorne!Enquanto o Stephen Hawking dizia que a estrela não era um buraco negro, o Kip Thorne dizia o contrário.... Hawking reconheceu que estava errado em 1990, devido aos dados observacionais existentes hahaha.

A característica principal de um buraco negro é que toda a matéria que entra nele, não escapa. Se escapa alguma coisa é a energia externa ao buraco, constituida de gás, poeira e radiação.
Como nunca entramos em um buraco negro, existem diversas teorias... dentre elas existe a teoria de que, a matéria que entra no buraco negro , ela é reciclada , sai de forma  de partículas elementares, como a radiação...porém, a matéria reciclada não sai da mesma forma que entrou.  Outra teoria diz que,  se você entra em um buraco negro,  és capaz de chegar em outra parte do universo ( isso se tu não cair no centro do buraco negro, que é onde tudo se destroça e TCHAU)... chamam essa teoria de '' buraco de minhoca'', que são atalhos espaciais que unem pontos distantes... se tu estás num ponto A do universo e queres ir para um ponto extremamente distante do ponto A, que seria o ponto B , tu conseguirias se entrasse em um buraco de minhoca. Ideia meio estranha né? É sim... é bem improvável que isso não aconteça de fato, os buracos negros são mais reais que buracos de minhoca.

A atividade gravitacional do buraco negro é tão grande, que nem a LUZ consegue escapar... Vai encarar?
Ele é uma espécie de buraco sem fundo... que consegue deformar o espaço/tempo por causa da sua massa e consequentemente de sua gravidade.

Será que existem expressos cósmicos? Buracos de minhoca? É...seria uma boa ter uma passagem para um outro universo, bem diferente deste que vivemos. Quem sabe? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário