quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Look at the stars








          O '' tempo corre tão rápido'' atualmente, devido ao stress e trabalho , que não paramos para pensar ou refletir um pouco nessas 24h, ou na semana, no mês...ano...

          O primeiro homem que viu a Terra do '' lado de fora'' foi o Iuri Gagárin, quando entrou em órbita do planeta no dia 12 de abril de 1961 pelo comando da antiga União Soviética, dentro da nave Vostok, em um voo de 108 minutos de duração, deu uma única volta na Terra e  pousou na ponta de paraquedas em território soviético. Uma das frases ditas pelo ''diplomata  do cosmos'' foi a seguinte: '' Vejo o horizonte da Terra, há uma auréola muito bonita, um arco-íris que vai da superfície da Terra para baixo. É muito bonito. Vejo as estrelas... como passam estrelas!!! É um belíssimo espetáculo [...]''.

          Alguém imagina a emoção que o Gagárin estava sentindo naquele momento? Acho que não. Inexplicável.
          Algo tão simples como olhar as estrelas faz com que pessoas tenham momentos extremamente maravilhosos e reflexivos, só olhando para aquele aglomerado de pontos reluzentes... mas  por que  nem todos sentem essa emoção? Porque não são todos que conseguem entender que  nos simples acontecimentos, os mais naturais, que passam despercebidos são aqueles que  a  beleza é maior!
          Quando paramos para pensar que existem trilhões  e mais trilhões de estrelas no universo, que morrem bilhões  delas a cada momento, que o nosso Sol comparado a estrelas VY Canis Majoris é menor que um grão de areia, que mortes de estrelas podem gerar supernovas  que podem gerar buracos negros, que cada estrela pode abrigar um sistema onde pode existir planetas em órbita dessa estrela e que esse sistema pode ser BINÁRIO com dois ''sóis'' sendo orbitados por alguns planetas( que podem ter vida ou não)! Uffa! Quanta coisa! Quanta coisa? Tem bem mais que isso ! Galáxias conhecidas  representam menos de 1% do cosmos ... e o mais extraordinário é que TUDO é um ciclo e ''nada se perde, tudo se transforma'' ... é possível algum ser humano não ficar em choque e maravilhado ao mesmo tempo com essa dança do universo?
          Saber como é o mundo lá fora, abrir sua janela, olhar pro céu e perceber o quanto somos leigos e simples em relação a grandiosidade que nos cerca, tanto aqui na Terra quando fora dela, nos torna seres humanos mais humildes... e ao mesmo tempo gratos por ter a oportunidade de poder fazer parte dessa imensidão e de presenciar belos momentos.

          Como diria Carl Sagan: ''Diante da vastidão do tempo e da imensidão  do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você.''

Iuri Gagárin que ficou em órbita e viu tudo de pertinho, que o diga....